O que Valter Artistico quer dizer com Marhandza[letra e análise]


[letra e análise] Valter Artístico: MARANDZA


A música no estilo Kizomba meio misturado com Zouk tem como titulo Marandza, um termo muito debatido nos dias de hoje em Moçambique, este que provém do verbo em Citshangane “ku rhandza” que significa “gostar” em Português mas que nos dias de hoje sofreu extensão semântica até significar Mulher interesseira e é este o ponto focal da música.


O cantor fala das atitudes de uma mulher interesseira Marhandza, tomando a voz de quem tomou a sofreu nas mãos de uma delas. Fala ele de como uma mulher Marandza se comporta em uma forma de conselho aos homens, fala ele que uma mulher Marhandza gosta de coisas de graça e qualquer homem ela caça, ela sempre te dá argumentos para te convencer de que ela é a mulher ideal para si sendo que na verdade ela só quer tudo aquilo que você tem pois se fores a ver quando precisas dela (quando estás doente ela não vem), mas todos dias cedo ela quer saldo (moças normais preferem um simples “Bom Dia”), elas são do tipo quando tem dinheiro elas estão por perto mas quando no tem desaparecem.




Este tipo de Mulher é geralmente boa, o cantor refere-se a beleza exterior pois na verdade elas são geralmente muito bonitas e formosas porém elas são perigosas pois podem te fazer passar mal, podem te chular, podem te tirar dinheiro. A principal característica delas é gostar de ter vida boa a custo zero. “quer ter bolsa mas nunca paga a conta, quer ir à festa mas nunca tem convite”.

Um aspecto muito interessante que pode não ter nada a ver mas que não deixa de ser interessante são os primeiros versos da música


“Ainda não voltou

a namorada que saiu na sexta

que ia a praia para txilar com primos

hoje é segunda e nem sinal dela

Mano presta atenção é uma marhandza”

Isto lembra um evento muito triste que aconteceu à uma jovem em Bilene semanas atrás este que ajudou muito para a propagação do termo mas que não entraremos em detalhes pois não é intuito deste poste nem deste blog caluniar alguém.

Escutando a música, bem de primeira já dá para perceber que não foi de longa planificação algo repentino quase que um improviso (meio que um despacho) mas isto não tira a qualidade da mesma pois é muito boa e isto é perceptível também no vídeo na parte inicial (teaser).




Vídeo

Tudo começa quando Valter chateado entra no estúdio e encontra os companheiros da Label a trabalhar. Vendo a cara de preocupação dele perguntam –no o que teria ocorrido e ele acaba dizendo que a mulher que havia lhes apresentado dias antes era interesseira (Marandza), um aspecto engraçado passa aqui pois ele auto refere-se de feio dizendo “eu sou mesmo feio, mas o que aconteceu comigo” lol. Ouvindo isso os colegas dele colocam-se a zoar dentre eles o Celso Notiço que insiste dizendo que ele é feio: “Você já é feio, cabeça grande, ainda acerta Marhandza, rs, heee se mata”, posto isto já que estavam no estúdio surge ideia de fazer uma musica com temática marhandza e assim se faz, começando a musica.



O Video da música se desenrola em dois espaços principalmente, dentro do estúdio onde encontram-se supostamente a gravar a música e fora do estúdio concretamente em alguns bares onde a suposta Namorada Marhandza do Valter mostrando as atitudes de uma marandza como seduzir e embriagar um homem para ficar com sua carteira por exemplo, sendo que quando ele liga com intenção de recuperar sua carteira esta rejeita as chamadas.

Letra



Ainda não voltou

a namorada que saiu na sexta

que ia a praia para txilar com primos

hoje é segunda e nem sinal dela

Mano presta atenção é uma marhandza



Ela vem com filmes para te convencer

Que é a mulher certinha para você

Mas la no fundo você sabe que não

Ela só quer tudo que você tem



Se ficas doente ela no vem

Mas todas as manhãs lhe mandas saldo

Me fala que mulher é essa

Que quando há mola aparece

Mas quando não há foge

Deve ser uma marhandza

Ou algo parecido que não é do bem

Mas na verdade eu já sei

Ela é….

[coro]

Essa mulher é uma marandza

Gosta de coisa de graça

Qualquer homem ela caça

Ela é mesmo marhandza (2X)

Essa mulher é uma marhandza (marandza…)






Nitxaveleli mathlari hansi (??)

Tenho medo de mulheres assim

Marhandzas são boas mas todas perigosas

Cuidado podes te dar maleee

Marhandzas vão te chulareee

Dinheiro vão te tirareee

Marhandza quer bolsa mas nunca paga a conta

Quer ir à festa mas nunca tem convite

Marhaaandza

Se ficas doente ela não vem

Mas todas as manhas lhe mandas saldo

Me fala que mulher é essa

Que quando há mola aparece

Deve ser uma marhandza

Ou algo parecido que não é do bem

Mas na verdade eu já sei

Ela é….




[coro]- 5X

Essa mulher é uma marandza

Gosta de coisa de graça

Qualquer homem ela caça

Ela é mesmo marhandza

Essa mulher é uma marhandza (marandza…)



Esta música foi indicada por Herminio Manguengue e Minésia Lucas, um beijo pra vocês!

Escrito por Benozório Martins
Comente a música que você gostava de ver em análise e compartilhe no Facebook



Autor: Benozório Martins


Contactos
Tel. +258848732778

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como GANHAR DINHEIRO com FACEBOOK em Moçambique

Como Vender muito através do FACEBOOK

Análise do poema “Carregadores” de Rui de Noronha