Como lidar com a perda (morte ou fim de relacionamento)

Nunca perdemos as pessoas, elas é que perdem a nós

Nunca perdemos as pessoas, elas é que perdem a nós


É doloroso ver alguém partir, seja por morte ou por nós não sermos suficientes para ela. É doloroso ver alguém que amamos desaparecer na escuridão da morte ou desaparecer na neblina do afastamento por preferir distância de nós!

É neste momento que o mundo desaba para nós, sentimos que perdemos uma infinidade de coisas resumidas numa pessoa, mas será que perdemos mesmo? Essa é a questão que tirou meu sono no dia 18 de Dezembro de 2018, até que cheguei numa conclusão e decidi compartilhar com vocês meus queridos leitores:

Imagine um mundo em que apenas você é real e as outras pessoas são fruto da sua imaginação, um mundo que as pessoas apenas existem para te fazer companhia e sentido à tua vida, mais ou menos assim, sua mãe existe apenas para ser sua mãe e mais nada, seu pai e o restante das pessoas idem. Agora imagine que a vida é um jogo de futebol e você assim como todos outros estão entre quatro linhas, quando o árbitro apita e anuncia uma substituição, quem perde a oportunidade de jogar é você ou a pessoa que sai?

A vida também funciona de uma maneira semelhante, você é o protagonista dela, todas as coisas que existem, existem simplesmente para ti, sua mãe existe para ser tua mãe. Quando uma pessoa se afasta de ti, ela é que perde a oportunidade de participar da sua evolução algo que é tão incrível quanto jogar futebol, é por essa razão que choramos com a perda de um ente querido, pois o choro é naquele momento uma lamentação por ele não poder mais ter como participar da nossa vida e nós na dela.

Em jeito de resumo, quando as pessoas partem seja por morte ou por vontade própria, você não as perde, elas sim é que perdem a si, por estar fugindo da oportunidade de acompanhar a incrível história que é a sua vida. Aceitar que nós é que perdemos as pessoas seria o mesmo que aceitar que nós vivemos para a outra pessoa e que a nossa vida termina no dia em que uma pessoa amada parte, o que não é verdade, a partida de uma pessoa querida abala-nos muito mas depois, aprendemos a viver com a sua ausência, porém ela perdeu a oportunidade de estar ali connosco.


Leia aqui um artigo recente sobre: O maior erro dos Homens

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como GANHAR DINHEIRO com FACEBOOK em Moçambique

Como Vender muito através do FACEBOOK

Análise do poema “Carregadores” de Rui de Noronha