Curandeiro e feiticeiro! Qual é a diferença?
Curandeiro e feiticeiro! Qual é a diferença?
Recentemente, tenho constatado que muitos jovens, por falta de informação ou por acharem "modernos", tem usado de uma forma errada os termos: curandeiro, feiticeiro, curandeirismo, feitiçaria. Levando-os mesmo à até uma possível relação à bruxaria! O que não é completamente verdade.
Mas será que você sabe a diferença entre curandeiro e feiticeiro.?
Caso não saiba, não se preocupe, hoje estou aqui para te dar uma aula acerca destes aspectos. Vou tentar iluminar a tua mente esclarecento termo por termo:
Em primeiro lugar é relevante afirmar que ambos os termos são elementos fortes naquilo que é a cultura africana. Querendo dizer com isto que tanto a feitiçaria, quanto o curandeirismo são praticas efectivadas no seio da africanidade.
Importa também referir que algo em comum que estes dois termos apresentam é a questão da relação com o sobrenatural. Isto é, tanto o curandeiro, quanto o feiticeiro são indivíduos que mantém contacto com o mundo espiritual.
A diferença principal, surge na finalidade para a qual cada um usa este poder de comunicação com o sobrenatural.
Enquanto o curandeiro usa este poder para detectar doenças e indicar possíveis medicamentos naturais que podem ajudar na cura, o feiticeiro usa o mesmo poder para prejudicar os outros.
em linhas gerais, podemos dizer que:
Curandeirismo é a pratica da medicina tradicional através de dons espirituais, e
Feitiçaria é o uso de dons espirituais para prejudicar os outros
Comentários
Enviar um comentário